6 razões do porque as criptos revolucionarão o mercado financeiro

Aprenda sobre Cripto Comunidade

Criptoativos estão se popularizando cada diz mais, alguns como moedas, outros como plataformas, mas você já se perguntou quais os benefícios e por que cada vez mais se fala em criptomoedas e blockchain como soluções para diversos problemas?

Para te ajudar, vamos apresentar alguns benefícios!

 

1- Global e para todos

As criptomoedas são as mesmas em todos os lugares, um Bitcoin no Brasil é o mesmo Bitcoin no Estados Unidos por exemplo, e para quem viaja bastante é interessante pensar em criptomoedas pois sofrerá menos com a taxa de câmbio na hora de converter moedas, porém é bom se manter atualizado onde usa-las, ainda não são todos os lugares que as aceitam.

Também por serem moedas globais, transferência de valores entre contas as tornam perfeitas para estas situações, não dependendo de bancos e burocracias, tudo isso com taxas baixíssimas.

Qualquer pessoa com acesso à internet, em uma variedade de dispositivos, seja tablet, computador, notebook, celular, apenas precisa fazer download de uma carteira e começar a ofertar serviços em troca de criptomoedas. Isso independente da nacionalidade, gênero, cor, idade e diferente do acesso bancário, as criptomoedas são para todos.

 

2- Velocidade e praticidade

Transações de criptomoedas não costumam demorar muito. A fins comparativos, uma remessa internacional de dinheiro pode demorar até três dias úteis, enquanto uma transação de Bitcoin costuma demorar 10 a 20 minutos. Mas outro exemplo, uma transação de Nano pode ser instantânea, ideal para o dia-a-dia e pequenos valores.

Falando em pequenos valores, uma das praticidades das criptomoedas é sua divisibilidade, nunca mais irá ter a preocupação em possuir trocados de pequenas notas ou moedas de dinheiro. Com rapidez em uns toques no celular, você realiza um pagamento do valor exato de sua compra. Simples assim.

 

3- Segurança, privacidade e descentralização

Algumas pessoas podem lembrar de casos em que governos juntamente com bancos congelam saldos de usuários, outras como bancos estipulando limites diários para saques, outros de bancos entrando em falência e prejudicando vários clientes. No caso da maioria das criptomoedas, existe a vantagem de ser seu próprio banco, sem precisar deixar valores em custódia de terceiros.

Em seu primor, as criptomoedas são descentralizadas sem uma entidade ou governo que as possa manipular e altera-las. Assim apenas o usuário tem acesso aos fundos, em que as transações são imutáveis e transparentes, permitindo que qualquer pessoa possa consultar o registro na blockchain, mas claro, apenas se o endereço estiver associado a pessoal. Quem busca total privacidade e anonimato, existem moedas que além de privadas, também são anônimas, como a Monero.

Usando de sua tecnologia criptográfica, as moedas não podem ser falsificadas ou revertidas arbitrariamente pelo remetente, como acontece com cartões de crédito, é modelo sem fraudes que utilizando a blockchain evita gasto duplo, evitando dores de cabeça para os usuários.

Mas você deve estar se perguntando: “Como assim segura, se toda hora vejo fraudes e golpes relacionados a Bitcoin”. É, realmente é uma imagem ruim que fica, mas para te tranquilizar, todos estes golpes e fraudes foram realizados por consequência de alguma falha humana ou pôr os ativos estarem em custódia de terceiros.

A blockchain do Bitcoin, está a mais de nove anos online, e estas fraudes, acontecem por usuários não tomarem os devidos cuidados com suas chaves privadas, com a segurança de seus dispositivos ou até por confiarem em quem não devem, em nenhum caso é erro ou falha do bitcoin ou blockchain.

4- Deflacionária

Em sua maioria, as criptomoedas possuem um limite de emissão de unidades, o Bitcoin por exemplo, possui cerca de 18 milhões em circulação e apenas mais 3 milhões que serão gerados aproximadamente até o ano de 2140. Pensando que 86% das unidades já estão em circulação e que após as 21 milhões de unidade não serão geradas mais nenhuma unidade, ao contrário de moedas fiduciárias que são geradas diariamente inflacionando produtos e serviços.

5- Dias e Horários

Sábado, onze da noite, lembrou que esqueceu de enviar o dinheiro para sua filha que estuda em outra cidade, sem problemas! Diferente do sistema bancário tradicional, que para o funcionamento exige dias úteis e diversos serviços não funcionam fora do horário comercial, feriados e finais de semana. As criptomoedas tem funcionamento contínuo independente do dia e horário.

 

6- Informação

Com criptomoedas como Ethereum, podemos armazenar e criar contratos inteligentes na blockchain, assim facilitando o armazenamento de informação e sua busca. Tabelionatos, cartórios, registro de imóveis por exemplo, podem estar com os dias contados. Assim como validação de documentos e contratos, serão facilmente resolvidas com as aplicações da blockchain, removendo vários intermediários, pois é digital, confiável, imutável e transparente.

Neste universo que existe mais de centenas de criptomoedas com propósitos e utilidades diferentes, sabemos que não apresentamos todos os benefícios e vantagens que elas nos oferecem, principalmente algumas que são bem especificas, mas esperamos que tenham gostado, e se quiser contribuir, não deixe de participar de nossas redes sociais contanto qual vantagem você mais gosta nas criptos!

mockup-1
mockup-2
mockup-3
mockup-4