Quando Satoshi Nakamoto apresentou o protocolo de Bitcoin (BTC) em 2009, ele definiu que a quantidade limite de Bitcoins que será produzido é de no máximo 21 milhões de unidades.

O Halving, que em tradução livre seria: Redução de recompensa – é um período muito importante na existência do Bitcoin, que ocorre geralmente a cada quatro anos, onde que a quantidade de  bitcoins por bloco é reduzida pela metade.

Antes do primeiro Halving, que aconteceu em 2012, a cada 10 minutos eram distribuídos um bloco com 50 Bitcoins, após o Halving a recompensa por bloco foi reduzida pela metade, sendo então que dos 50 Bitcoins por bloco, passou a para 25 bitcoins.

O segundo halving ocorreu em junho de 2016. Sendo assim, os 25 Bitcoins por blocos passaram a 12.5 Bitcoins por blocos minerados a cada dez minutos. O terceiro halving do Bitcoin está prevista para ocorrer em maio de 2020. Confira na tabela abaixo:

 

 

Para não deixar esta lista exaustiva e muito longa, na tabela está apenas os acontecimentos recentes e os três próximos halvings, mas o halving do Bitcoin irá ocorrer a cada 210.000 blocos até aproximadamente 2140, quando todas as 21 milhões de unidades serão mineradas.

 

 

O que acontece com os mineradores quando a recompensa do bitcoin é reduzida pela metade?

Quando a recompensa do bloco é reduzida pela metade, alguns usuários podem calcular que suas atividades de mineração não serão mais lucrativas devido a custos como eletricidade e hardware. Alguns usuários podem parar completamente a mineração se o preço do bitcoin não subir para compensar, reduzindo a quantidade de poder de processamento na rede. Aconteça o que acontecer, a velocidade na qual os blocos são minerados não deve ser afetada, pois o software ajusta automaticamente a dificuldade de verificar as transações para manter uma taxa constante.

E quando todos os 21 milhões de bitcoins forem minerados? O que ocorrerá com o bitcoin quando não houver mais emissão de novos bitcoins para recompensar os mineradores? Todos os mineradores vão desligar suas máquinas e a rede vai acabar?

Quando o fornecimento máximo de 21 milhões de bitcoins acontecer, os mineradores não receberão mais novos bitcoins para verificação de blocos. No entanto, eles continuarão a receber taxas de transação – contribuídas pelos que efetuam transações – como um incentivo para verificar as transações, o que já ocorre hoje.

Mas o que aconteceu com o valor do Bitcoin no último halving?

As recompensas do Bitcoin caíram pela última vez em 9 de julho de 2016, o preço do Bitcoin subiu de 576 dólares em 9 de junho de 2016 (um mês antes da metade) para 650 dólares no momento do evento. Apesar da significativa volatilidade, os preços continuaram subindo ao longo do próximo ano, atingindo 2526 dólares em 9 de julho de 2017.

Um padrão semelhante surgiu em torno do primeiro halving em 28 de novembro de 2012, quando a recompensa do bloco de bitcoin caiu de 50 para 25 novos bitcoins. Os preços aumentaram de 11 dólares no mês antes da metade para 12 dólares no dia do evento, continuando a subir ao longo do próximo ano, atingindo 1038 dólares em 28 de novembro de 2013.

Como o Halving pode afetar o preço do BTC?

Com o halving diminuindo as recompensas aos mineradores, existe o aumento do custo da mineração de cada unidade de bitcoin, fazendo com que cada bitcoin também tenda a aumentar de valor com o tempo.

Ainda não está claro como o próximo halving afetará o preço do bitcoin. Muitos analistas acreditam que o preço seguirá um padrão semelhante às duas reduções anteriores, aumentando antecipadamente devido ao aumento da cobertura de notícias e após o evento também, pois o fornecimento de novas moedas é limitado.

No entanto, qualquer aumento de preço dependerá de como a demanda por bitcoins se formará ao longo do halving. A demanda pode não aumentar ou até pode permanecer estática, pois o mercado amadureceu significativamente desde 2016 e agora há muito mais criptomoedas competindo pelos usuários no mercado.

Mas se acompanharmos o histórico dos dois últimos halvings, após o aumento de preço do bitcoin, logo depois veio as altseasons, onde a grande maioria das altcoins teve uma valorização muito significante e até maior que a do Bitcoin em alguns casos.

Hoje se acompanhamos no site Bitcoin Block Half que detalha bem a situação do Halving (https://www.bitcoinblockhalf.com) percebemos que faltam 99 dias para a próxima redução de recompensas e que 86.65% dos 21 milhões de Bitcoins já foram minerados, restando apenas 2,803,363 Bitcoins.

 

 

Conclusão: O halving é um importante evento que ocorre de quatro em quatro anos, diminuindo a oferta de btcs no mercado e a recompensa dos mineradores. O halving é um momento importante para o mercado, pois como sabemos que é um ativo escasso, tende a aumentar o preço unitário no decorrer dos próximos anos.

Posts Relacionados

[E-BOOK] Tudo sobre NFT

Conteúdo: 1. Introdução 2. O que são NFTs 3. Como surgiram? 4. Como criar um NFT? 5. Como comprar um...

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre cripto semanalmente!

E-mail cadastrado com sucesso!

Erro ao cadastrar e-mail, tente mais tarde.