O que são Airdrops?

Artigos & Conteúdo

Você já deve ter ouvido falar desse termo em algum filme ou jogo de guerra, umas caixas caindo de paraquedas no meio da selva, em meio ao combate, certo? Os “lançamentos aéreos” são suprimentos que podem ser arremessados pelos céus para atingir certa localidade atendendo alguma necessidade da tropa ou de quem os pegar.

Já no Crypto Space, Airdrops não são muito diferentes, são considerados mais como presentes ou o famoso “almoço grátis”. É um processo em que os responsáveis por uma criptomoeda possam distribuir algumas moedas gratuitamente tendo algo em contrapartida a fim de alavancar seus projetos.

Pode-se considerar uma estratégia de marketing, pois tende a divulgar o produto, moeda ou empresa. Com isso, geralmente é necessário um cadastro de email, um download, algum compartilhamento, ou algo do tipo para receber o Airdrop ou premiação, mas isso depende de empresa para empresa, estratégia para estratégia.

Mas por que distribuir gratuitamente?  Claramente trata-se de uma ótima opção de pulverização e viralização da comunicação, assim, quebra-se uma barreira inicial tornando acessível a muitos. Além de motivar aqueles que aderem a participar e contribuir como uma comunidade.


Exemplos de Airdrops

Criptomoeda Ontology, um dos primeiros airdrops da ONT em 2018 premiou 1000 ONT para quem assinasse o newsletter. Esta mesma chegou em maio do mesmo ano  a valer em torno de 10 dólares, totalizando 10 mil dólares ou aproximadamente 40.000 mil reais. Que belo almoço!

E de bônus os detentores de Ontology recebem frações de ONG (Ontology Gas) diariamente, o que chegou a valer na faixa de US$ 4,50 dólares cada em setembro de 2018.

Eles também podem ser concedidos de outra forma, existem Airdrops que premiam detentores, os famosos Holders, de determinada moeda.

Por exemplo a EOS, que, a propósito,  pode ser negociada na Monnos. Em 2018 para os detentores de 100 ou mais EOS Tokens foi realizado um Airdrop 1:1, para cada EOS os portadores receberam um eosDAC, e o mercado reagiu de maneira expressiva, a EOS teve uma valorização significativa, já que muitos queriam participar deste Airdrop.

Cada projeto irá definir a distribuição de maneiras diferentes, como por exemplo:

• Cadastro;
• Compartilhamento e/ou curtidas de páginas, tweets, etc;
• Captação por meio de código de referência;
• Concluir pequenas tarefas, participar do grupo de telegrama por exemplo.
• Outros

Mas como vou receber esses Airdrops? Isto também depende do projeto, alguns possuem carteiras próprias, alguns são tokens ERC20 (Ethereum) e podem ser armazenados em carteiras compatíveis. Isto geralmente é informado durante a distribuição de cada Airdrop. Alguns projetos também pedem apenas sua chave pública para a distribuição.


Cuidados para se ter

Também é importante deixar claro que nem todos os Airdrops possuem bons projetos por trás, alguns podem não vingar. Também existem projetos querendo aplicar golpes, então recomendamos sempre verificar o produto que está sendo ofertado, verificar o whitepaper, ver a movimentação nas redes sociais, conferir a comunidade e outros.

Nunca aceite enviar criptos para receber um airdrop, é golpe! Assim como nunca forneça suas chaves privadas! Lembre-se que Airdrop é almoço grátis e participe apenas dos que você estudar o potencial token e tenha tarefas simples para realizar.

Posts Relacionados

[E-BOOK] Tudo sobre NFT

Conteúdo: 1. Introdução 2. O que são NFTs 3. Como surgiram? 4. Como criar um NFT? 5. Como comprar um...

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre cripto semanalmente!

E-mail cadastrado com sucesso!

Erro ao cadastrar e-mail, tente mais tarde.