Ninguém sabe quem foi o idealizador principal do Bitcoin, mas Satoshi Nakamoto é pseudônimo utilizado pela pessoa ou pelo grupo de pessoas que criaram a primeira criptomoeda descentralizada do mundo.

Existem diversas teorias a respeito, tentando ligar pontos para adivinhar quem seria a pessoa ou as pessoas por trás da verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, mas 11 anos depois, por enquanto são apenas especulações.

A primeira vez que a ideia de Bitcoin apareceu foi em agosto de 2018, ao registrar o domínio “bitcoin.org”. Cerca de três meses depois no fórum de discussão The Cryptography Mailing foi apresentado o conceito por Satoshi, o estudo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System.

Em Janeiro de 2009, após Satoshi implementar o software por trás do Bitcoin como código aberto, foi lançado para o mundo. Satoshi se manteve presente no desenvolvimento até meados de 2010, aceitando raras contribuições de terceiros e em abril de 2011, Satoshi Nakamoto avisou a um colaborador do Bitcoin que iria partir para novas coisas.

Desde então nunca mais soube-se de Satoshi, mas é possível visualizar suas postagens antigas no fórum de discussão BitcoinTalk. O Bitcoin mesmo sem a presença de seu principal desenvolvedor continua até hoje em desenvolvimento por ser código aberto e a comunidade foi realizando as implementações necessárias para seu progresso.

Então quem pode ser Satoshi Nakamoto?

O fato de até hoje não sabemos a identidade verdadeira de Satoshi Nakamoto, tornou-se uma incansável corrida em busca de descobrir quem de fato foi. Para várias figuras do meio da criptografia, cypherpunks e libertários, existem algumas pessoas que as teorias apontam como sendo o verdadeiro Satoshi Nakamoto.

Dorian Satoshi Nakamoto


Dorian foi noticiado em 2014 como o verdadeiro Satoshi Nakamoto, até por diversas possíveis similaridades: Seu nome é exatamente Dorian “Satoshi Nakamoto”, foi desenvolvedor de software do governo norte-americano e em 1990 se tornou libertário.

Por ser libertário, que é uma similaridade, o primeiro bloco do Bitcoin (bloco Gênesis) gerado, está publicado o Manifesto Cripto-Anarquista de Timothy C. Veil, escrito em 1992.

Mas Dorian, sempre negou ser Satoshi Nakamoto, mas é visto pela comunidade como uma figura humorística, um meme do ecossistema. Até em diversas entrevistas, não sabia falar nem o nome da sua “própria” criação, além que não seria muito inteligente usar o próprio nome para se manter anônimo.


Hal Finney

Hal Finney foi um dos primeiro e um dos principais nomes a estar envolvido com o desenvolvimento do Bitcoin em seus primórdios. A primeira transação realizada na história foi exatamente de Nakamoto para Finney dia 12 de janeiro de 2009, na quantia de 10 BTCs. Estes do Block Gênesis, que demoraram 6 dias para serem minerados, em um total de 50 BTCs.

Para se ter noção Finney foi responsável pelo desenvolvimento de uma das principais tecnologia essenciais para o Bitcoin, as chaves de criptografia assimétricas. E também em 2004, antes do Bitcoin, ele criou o primeiro sistema de Prova de Trabalho reutilizável, que anos depois foram usados no Bitcoin.

Além que Finney também era um libertário e participava do mesmo grupo de discussão The Cryptography Mailing, onde foi divulgado por Satoshi Nakamoto a ideia do Bitcoin.

Outro fato interessante, é que Finney morava na mesma cidade de Dorian Nakamoto, a poucas quadras, pode ter utilizado o nome do vizinho para manter sua anonimidade.

Finney enfrentou uma doença rara, esclerose lateral amiotrófica (ELA) que o levou a óbito. Como não conseguia mais desenvolver por conta da doença, pois estava paralisado em uma cadeira de rodas, ele assim mesmo continuou o desenvolvimento para melhorar as carteiras de Bitcoin até sua morte em 2014.


Nick Szabo

Sempre entusiasta em ter uma moeda única, Nick Szabo criou o BitGold em 1998. Famoso por ser um especialista em informática e um criptógrafo muito talentoso, além de jurista em direito. Além de ser libertário, como todos os outros citados.

O BitGold não foi implementado, porém seu mecanismo foi um precursor para o Bitcoin, uma moeda digital descentralizada. Ele queria uma moeda que tivesse os fundamentos do Ouro.

“Eu estava tentando imitar o mais próximo possível no ciberespaço as características de segurança e confiança do ouro, e a principal delas é que ele não depende de uma autoridade central confiável”.

Em 2008, um pouco antes do lançamento do Bitcoin, ele convidou diversas pessoas para tornar a ideia do BitGold real.

Em 2014, o escritor financeiro Dominic Frisby, conduziu uma investigação forense, onde buscou cerca de 80.000 palavras publicadas em diversos locais online por Satoshi Nakamoto. Isto chamou a atenção pois a semelhança de escrita entre Satoshi Nakamoto e Nick Szabo era notável em diversos aspectos, como vírgulas, hifenização e algumas frases específicas.

Szabo foi o inventor do conceito Smart Contracts, que é peça fundamental para o amadurecimento do Bitcoin como meio de pagamento, através da rede Lightning Network.

Nick possuía um blog pessoal onde postava desde a década de 90 sobre criptografia, conceitos, etc, porém entre final de 2008 e meados de 2009, não foi publicado nada em seu blog, seis meses depois ele faz uma breve menção sobre criptomoedas. Enquanto ele não postava, o desenvolvimento do Bitcoin estava constante. Coincidência né?

Wei Dai



Outro membro da comunidade Cypherpunk, Wei Dai é um engenheiro de software, criptógrafo e cypherpunk de origem chinesa. Sua vida é muito privada, então não se sabe muito. Mas é conhecido no universo das criptomoedas por ter feito uma publicação chave para a base do Bitcoin, mesmo antes do Bitcoin ser criado.

Trabalho na Microsoft durante anos e seu trabalho em criptografia ajudou a Microsoft a otimizar os seus algoritmos de criptografia do seu aglomerado de produtos.

Outra importante contribuição de Wei, foi a biblioteca criptográfica crypto++, esta mesma é usada até hoje em diversos softwares como, Steam, Lastpass, Microsoft Office Groove, etc.

Em 1998 criou a proposta de um sistema de dinheiro eletrônico distribuído e anônimo chamado b-money, no mesmo forum de discussão dos Cypherpunks onde Satoshi Nakamoto, Nick Szabo e Hal Finney faziam parte.

A b-money é considerada a primeira verdadeira criptomoeda, porém ela nunca foi implementada, mas suas bases teóricas são quase as mesmas que o Bitcoin.

 

Os conceitos da b-money são os seguintes:

Requer o uso de um sistema de Prova de Trabalho para gerar as moedas e proteger a rede.
• O trabalho realizado é verificado pela comunidade, que atualiza um livro de contabilidade coletivo.
• O trabalhador recebe fundos pelo seu esforço.
• A troca de fundos é feita por meio da contabilidade coletiva e autenticada com hashes criptográficos.
• Os contratos são aplicados através da transmissão e assinatura de transações com assinaturas digitais. Ou seja, o sistema baseia a sua operação numa criptografia assimétrica

Por estes motivos Wei Dai é identificado com um dos possíveis candidatos a ser Satoshi Nakamoto, já que são características que foram aplicadas no Bitcoin posteriormente. Mas Wei sempre negou ser a pessoa por trás do nome Satoshi Nakamoto.

Tanto Wei Dai, Hal Finney e Nick Szabo tiveram contato e troca de mensagem com Satoshi Nakamoto em fóruns de discussão e trocas de emails. 

 

Um grupo de pessoas

Outra alternativa é que não seja uma só pessoa e sim um grupo de pessoas, percebeu que quase todos acima eram libertários? Todos possuem certo grau de conhecimento em programação ou criptografia?

Contudo, independente da identidade de Satoshi Nakamoto, a sua criação mudou e irá mudar cada dia mais a maneira como o mundo vê o sistema financeiro e a economia mundial. Bitcoin é só o começo desta incrível história que está moldando o mundo. Somos todos Satoshi!

Posts Relacionados

[E-BOOK] Tudo sobre NFT

Conteúdo: 1. Introdução 2. O que são NFTs 3. Como surgiram? 4. Como criar um NFT? 5. Como comprar um...

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre cripto semanalmente!

E-mail cadastrado com sucesso!

Erro ao cadastrar e-mail, tente mais tarde.