Desde o início do ano, muitas criptomoedas tiveram grande ascensão entre seus investidores. Dentre elas, está a XRP, cripto desenvolvida pela empresa de tecnologia Ripple. Desde maio de 2020 esse ativo teve um aumento de 640%, o que o deixa em bastante evidência.

Diante disso, hoje nós iremos explicar em detalhes para você o que é a XRP, para que serve e o que precisa ser feito para comprá-la. Então, acompanhe a gente na leitura!

O que significa XRP?

Antes de tudo, você precisa entender que XRP não é a mesma coisa que Ripple. Na realidade, Ripple é a empresa que desenvolveu a criptomoeda XRP, a qual é executada na plataforma de pagamento digital RippleNet.

Apesar de parecer confuso esse monte de nomenclatura, o que é preciso ter em mente é que a moeda em si não opera sem um sistema ativo por trás dela. Portanto, para que a XRP possa ser usada como um meio de pagamento, ela precisa estar atrelada ao RippleNet, um sistema de liquidação bruto em tempo real e que visa realizar transações globais de maneira instantânea.

De onde surgiu a Ripple (XRP)?

Lançada em 2012, a Ripple foi criada por Ryan Fugger, Chris Larsen e Jed McCaleb. Inicialmente chamada de OpenCoin, hoje a empresa opera como um protocolo de pagamento distribuído.

Além de sua moeda ativa, a XRP, a plataforma ainda suporta outros tokens, que podem ser moedas tradicionais ou outros tipos de bens. Ademais, ela conecta bancos, provedores de pagamento, trocas de ativos digitais e empresas em um único lugar, a RippleNet.

Uma de suas principais vantagens com relação a outras plataformas é a ausência de taxas altas durante as transações 一 que, inclusive, podem ser feitas quase que instantaneamente.

Como a Ripple (XRP) funciona?

A XRP foi criada para ser uma alternativa mais rápida e menos custosa entre os ativos digitais. Diferente da Bitcoin e da Ethereum, essa cripto é voltada para transações internacionais, simplificando-as e tornando-as ainda mais acessíveis no dia a dia do usuário.

Estima-se que a rede da XRP, chamada XRP Ledger, processa as transações em até 4 segundos. Hoje, a rede é aberta e segura e possui mais de 55 validadores globais de transações.

Ainda que funcione com a lógica de moedas digitais, diversos bancos e instituições do mundo já aderiram à XRP, como Santander, Amex e MoneyGram.

XRP cotação hoje

Investir em criptomoedas é uma atividade que requer muito estudo de mercado, uma vez que a volatilidade dos ativos pode ser bastante alta.

Para se ter uma ideia, a XRP, hoje, está na 7ª posição da classificação feita no CoinMarketCap, com um valor equivalente a R$ 6,57. No entanto, essas informações podem mudar rapidamente.

Como comprar XRP?

Assim como outras criptomoedas, você pode comprar XRP em qualquer exchange que ofereça essa moeda digital.

Aqui na Monnos, por exemplo, além de encontrar essa cripto, você tem disponível outros 60 tipos de ativos, o que nos torna a empresa com o maior portfólio de criptomoedas do Brasil.

Para melhorar ainda mais, as nossas taxas são bem acessíveis e você ainda pode usar as suas criptos através do Monnos Card, um cartão pré-pago que converte moedas digitais em reais em poucos segundos e te dá até 5% de cashback.

É muita coisa legal, não é mesmo?

Como armazenar XRP?

Para armazenar suas XRP (e também outras criptomoedas), é recomendável que você tenha uma carteira cold (online) ou hot (offline). 

Essas carteiras são os locais em que as chaves privadas são guardadas, garantindo maior segurança na hora de armazenar, acessar ou transferir suas moedas.

Como minerar XRP?

Ao contrário do processo de validação das transações realizadas com Bitcoin ou Ethereum, a XRP não necessita de mineração.

Desde seu surgimento, a Ripple criou 100 bilhões de moedas XRP e os nodes que atuam na validação das transações não recebem nenhuma recompensa pelo trabalho.

Atualmente, estão em circulação cerca de 43 bilhões de XRP.

Conclusão

Diversas são as opções de criptomoedas que você pode investir, incluindo a XRP, moeda nativa da Ripple. E aqui na Monnos você pode comprar e vender criptos de forma fácil e rápida, basta baixar o nosso aplicativo no Google Play ou na App Store

Se quiser dar uma olhada nas criptomoedas promissoras para 2021, clique aqui e leia o artigo que fizemos sobre o assunto recentemente.

Posts Relacionados

[E-BOOK] Tudo sobre NFT

Conteúdo: 1. Introdução 2. O que são NFTs 3. Como surgiram? 4. Como criar um NFT? 5. Como comprar um...

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre cripto semanalmente!

E-mail cadastrado com sucesso!

Erro ao cadastrar e-mail, tente mais tarde.