A Dai (DAI) é uma stablecoin (moeda estável) que seu objetivo é sempre valer o mesmo que uma unidade de Dólar Americano (USD), diferente de outras stablecoins, ela não necessita de lastro em dólar, pois seu protocolo conta com um sistema de engenharia financeira, que na medida em que usuários utilizem DAI ela sempre tende a se manter em um dólar.
Como foi criado a Dai (DAI)?
A Dai foi desenvolvida em 2017 pela MakerDAO na rede da Ethereum. Inicialmente ela era colaterizada em apenas um criptoativo, mas em 2019 saiu sua versão multi-colateral, sendo assim a geração de DAI pode ser colaterizada em diversos ativos.
MakerDAO é uma organização autônoma descentralizada, isso significa que não foi criada por uma só pessoa ou um pequeno grupo. Sendo que qualquer detentor do token MKR da MakerDAO pode ter participação na tomada de decisões da MakerDAO, MakerProtocol e DAl conforme o peso de seus votos na rede.
Como funciona a Dai (DAI)?
Como diversas outras stablecoins, a DAI vale o mesmo valor de outro ativo, no caso, o Dólar Americano, sendo um para um (1:1).
As stablecoin são uma classe de ativos respaldadas por ativos como moedas fiduciárias ou até ouro, combinam a estabilidade destes ativos com a eficiência da blockchain. Mas diferente das outras stablecoins a DAI além de não necessitar de lastro em dólar, é descentralizada.
Mas como assim? Vou te explicar!
Por exemplo, para criar unidades de Tether (USDT), o usuário entrará em contato com a Tether Limited, subsidiária da Exchange Bitfinex, depositará uma quantia de dólares em uma conta bancária deles, os tokens serão criados e enviados para o depositante.
Isso quer dizer que para cada Tether circulante no mercado, teoricamente tem que ter um dólar em uma conta bancária, mas sabemos que não é bem assim, já que no último relatório da Tether foi divulgado que apenas 10% do que eles possuem está em dólar, o restante são papéis comerciais, certificados de depósito, fundos do mercado monetário, títulos do Tesouro, empréstimos garantidos a entidades não afiliadas, títulos corporativos, fundos, metais preciosos e outros investimentos que incluem tokens.
No caso da DAI, sua emissão é através da MakerDAO, onde se utiliza o sistema de Dívida Colaterizada, conhecido como Collateralized Debt Position (CDP), que o usuário deixa outra ou outras criptomoedas em garantia, tudo através de contratos inteligentes e de maneira descentralizada.
Como ela não é lastreada em dólar, mas mantém o mesmo valor, toda a engenharia financeira fica por conta da MakerDAO, que dependendo da demanda e oferta de DAI, de forma automatizada vai oscilando o valor do seu token MKR para sempre manter a DAI em um dólar.
Importante: preciso ter MKR para utilizar DAI? Não, o token MKR só é necessário se quiser fazer parte da governança da MakerDAO.
Quais as vantagens da Dai (DAI)?
Existem diversas vantagens na DAI, vamos listá-las:
– Estabilidade de preço
A DAI se torna muito atrativa não como investimento, mas como reserva de valor, imagine que a moeda fiduciária de seu país está desvalorizando muito mais que o dólar, então você consegue se proteger em dólares americanos.
Traders que fazem muitas negociações, usam stablecoins como a DAI em seus trades para aproveitar as melhores oportunidades.
– Não depende de bancos
Por ser uma criptomoeda descentralizada, não a riscos como outras stablecoins em questões caso o banco fechar ou serem confiscadas por alguma entidade governamental.
– Facilidade
É uma das stablecoins mais aceitas em Exchanges, mas principalmente no mercado descentralizado, como em protocolos DeFi (Finanças Descentralizadas) e DEX (Exchange Descentralizadas).
– Confiança
Seu sistema de estabilidade gera confiança de funcionamento, que até nos piores cenários foi capaz de manter sua estabilidade em valores aceitáveis e que sempre melhorou no decorrer do tempo.
Quais os riscos da Dai (DAI)?
Assim como qualquer outra criptomoeda a segurança é relativa, pois depende de diversos fatores, as DAI estão em uma carteira segura? Alguém mais tem acesso a esta carteira? Estão em uma Exchange confiável? Isso já entra em gestão de risco e segurança pessoal. Então sim, DAI é segura até o momento.
Lembrando que a DAI é gerada através de contratos inteligentes na rede da Ethereum (ERC-20), isso significa que um contrato inteligente é transparente e imutável, mas pode ser hackeado.
Quantas Dai (DAI) existem em circulação?
No momento da escrita deste artigo existem 9.469.843.412 DAI em circulação no mercado. Porém esta criptomoeda tem fornecimento volátil, se mais usuários colaterizarem seus ativos e resgatarem DAI, aumentará o número circulante. Mas se no caso estes mesmo usuários resgatarem suas criptomoedas, terão que devolver as DAI (além de pagar sobre o empréstimo) e o número circulante diminuirá.
Quanto vale 1 Dai (DAI)?
Por ser uma stablecoin que pretende sempre valor um dólar americano, uma (1) DAI vale um (1) USD.
Qual a cotação da Dai (DAI)?
Você pode conferir o gráfico e cotação em tempo real clicando aqui.
Como e onde comprar Dai (DAI)?
Você pode comprar DAI em qualquer exchange que possua essa criptomoeda em seu portfólio. E como a Monnos é a exchange que possui o maior portfólio de criptomoedas do Brasil, você pode adquirir as suas DAI conosco.
Para isso, basta você baixar o nosso aplicativo, disponível na App Store ou no Google Play, e fazer o seu primeiro depósito. Depois, é só adquirir DAI e o montante que deseja de uma maneira muito fácil.
Por termos o processo mais simplificado do mercado, as compras e vendas de criptomoedas na Monnos são bem rápidas: você escolhe a moeda que você tem sob custódia e também a que você quer comprar, e pronto.
Todo o restante do processo é a ferramenta que irá fazer para você!
Como Guardar Dai (DAI)?
A DAI pode ser armazenada em uma variedade de carteiras ou serviços. Para isso, após você comprar DAI na Monnos ou em outra Exchange de criptomoedas com DAI no portfólio, você envie suas DAI para uma carteira segura:
– Hot Wallets como Metamask, Exodus ou Trust Wallet.
– Cold Wallets como Ledger, Trezor ou Safepal S1.
Atenção, pois a DAI é compatível em diversas blockchains além da Ethereum (ERC-20). Também é possível transacionar DAI na rede BSC, Solana, Terra ou Fantom.
Dai (DAI) vale a pena?
Hoje é a quinta maior stablecoin do mercado de criptomoedas, atrás da USDT (Tether), USD Coin (USDC), Binance USD (BUSD) e TerraUSD (UST), destas apenas a TerraUSD também é descentralizada. Mas a procura por DAI está crescendo cada vez mais por sua segurança e descentralização.
Mas vale a pena como investimento? Apenas se quiseres ter dólares para reserva de valor.
Para utilização, com certeza, utilizar DAI para realizar transações, remessas, pagamentos e negociações de outras criptomoedas. Também caso queira “dolarizar” seus ativos e ter uma reserva em dólar americano em seu portfólio.