IGO

A IGO (Initial Gaming Offer ou Oferta Inicial de Game) é um evento de arrecadação de fundos para projetos de jogos na blockchain. Ela é lançada através de plataformas especializadas, conhecidas como launchpads (plataformas de lançamento).

Em síntese, a compra de uma IGO dá ao investidor a oportunidade de investir no projeto de desde a fase de desenvolvimento e lucrar com ele caso ele tenha sucesso. O investidor recebe tokens, que funcionam de forma análoga a ações de uma empresa (é como se o investidor fosse “dono” de uma pequena porcentagem do projeto), além de acesso antecipado ao game e ativos que podem ser usados nele, como armas, vestimentas, poderes diferenciados e etc.

Devido à enorme popularidade dos jogos, várias plataformas de lançamento surgiram no mercado, facilitando a captação de recursos. Algumas de destaque incluem Binance NFT, Enjinstarter, Trustswap , BSCpad, e Kickstarter.

Por que investir em um IGO?

Como o produto final não está concluído, podemos dizer que investir nele é uma decisão arriscada. Entretanto, caso o jogo se torne popular, os investidores iniciais terão um grande ganho.

Aqui estão alguns fatores que você deve avaliar:

– A plataforma de lançamento: Estude o histórico e a taxa de sucesso da plataforma no lançamento das IGOs, verificando a quantidade de dinheiro arrecada anteriormente por outros projetos na mesma plataforma e o tempo que foi necessário para atingir a meta.

– A equipe por trás do projeto: A biografia da equipe é de extrema importância. Os desenvolvedores tem experiência com lançamento de jogos? Já estiveram envolvidos com fraudes?

– Investidores e parceiros envolvidos no projeto: O histórico dos investidores e parceiros envolvidos também deve te ajudar a fazer previsões sobre o futuro da IGO.

Tipos de arrecadação de fundos

Você talvez já tenha ouvido falar em ICO (oferta inicial de moeda), IEO (oferta inicial de Exchange) e IDO (oferta inicial de DEX). Todos servem para angariar fundos, a diferença é a maneira como a arrecadação é feita.

– Oferta Inicial de Moedas: Uma empresa ou grupo com a intenção de levantar dinheiro para criar uma nova moeda, aplicativo ou serviço pode lançar um ICO. Os investidores interessados podem comprar uma oferta inicial de moeda para receber token. Esse método para arrecadação de fundos não utiliza intermediários ou terceiros.

– Oferta de Inicial de Exchange: É um evento de captação de recursos que é administrado por uma exchange. Ao contrário de uma Oferta Inicial de Moeda (ICO), onde a própria equipe do projeto realiza a captação de recursos, uma IEO significa que a captação de recursos será realizada em uma plataforma conhecida.

– Oferta inicial de DEX: A oferta inicial ocorre em plataformas descentralizadas, como UniSwap, PancakeSwap, etc.

  • A hash rate, também conhecida como hash power, é parte fundamental de qualquer cripto que possui consenso de proof-of-work, como o Bitcoin.

  • Uma Cold Wallet é um carteira que serve para guardar criptomoedas de maneira offline, ou seja, sem estar conectado a internet. É mais segura que as demais carteiras.

  • P2P (peer-to-peer) no contexto de cripto, trata-se de transações entre dois indivíduos sem um intermediário, como uma corretora, por exemplo.

  • Um único bitcoin pode ser dividido, assim como o dólar ou o real, e a menor unidade é chamada de satoshi.

  • Market cap é a quantidade de dinheiro que custaria para comprar todas as unidades existentes de um determinado ativo.

  • FOMO vem do inglês "Fear of Missing Out", que indica uma ansiedade no mercado, onde investidores não querem deixar escapar uma oportunidade.

  • Baleia é nada mais do que uma forma de denominar uma pessoa que é dona de uma grande quantia de ativos.

  • Exchanges, também chamadas de corretoras de criptomoedas, são sites onde pessoas compram e vendem criptomoedas e tokens.

  • Criptografia é um mecanismo usado para garantir a privacidade de dados. Converte texto simples legível por humanos em texto incompreensível.

  • FUD

    FUD vem do inglês "Fear, Uncertainty, and Doubt". Ou seja, Medo, Incerteza e Dúvida. Usualmente é usada para descrever notícias negativas no mercado.