Bear Market

Um bear market é um período em que o os preços dos ativos estão em queda e a tendência futura também é de baixa. Tecnicamente caracteriza-se um bear market quando os preços caem abaixo de 20% em relação às altas recentes. Esse cenário acaba criando um sentimento negativo por parte dos investidores.

Nas criptomoedas, onde o ambiente é muito mais volátil, essas quedas podem ser muito mais agressivas e prolongadas. Não é raro o preço de alguns ativos caírem 85% por tempo prolongado. Essa volatilidade do mercado de cripto se da por conta do tamanho da capitalização de mercado das criptomoedas, que ainda é muito pequena em relação ao mercado de ações. Logo, cada movimentação dos investidores acarretam muito mais efeito nos preços dos ativos no curto prazo.

Para resumir, o bear market é definido como um período de tempo em que a oferta (vendas) de criptomoedas é maior que a demanda (compra) por criptomoedas, o que leva a baixos níveis de confiança e, por consequência, há uma queda nos preços.

Por que “bear market”?

Os termos bull e bear market vêm do mercado de ações e, de acordo com alguns relatos, suas origens vêm do estilo de ataque que cada animal usa – um touro (bull) atacará com seus chifres apontados para cima. Um urso (bear), por outro lado, se eleva sobre seus oponentes e ataca para baixo.

O que fazer durante um bear market?

“Buy the dip”, ou seja, compre no fundo. Muito investidores quando percebem sinais de um bear market começam a dolarizar parte ou totalmente ou seu patrimônio em cripto para se proteger da volatilidade que está por vir. Eles aguardam ansiosamente o fundo do mercado para se reposicionarem novamente com o seu capital, comprando os ativos por um preço muito menor do que venderam.

Se o bear market for prolongadado, você pode fazer compras recorrentes e ir fazendo um preço médio (de preferência, em dólar) durante esse período, para que, quando o mercado retornar para um bull market, o seu portfólio possa crescer exponencialmente. Você pode dolarizar o seu portfólio com a Tether, DAI e BUSD, todas disponíves na Monnos.

Não se apavore durante um bear market!

Isso pode parecer evidente, mas gerenciar suas emoções durante o bear market não é tão fácil quanto parece. Na verdade, muitas vezes é descrito como sendo a coisa mais difícil de dominar na hora de se tornar um investidor de elite.

O renomado economista americano Benjamin Graham disse uma vez: “Indivíduos que não conseguem dominar suas emoções são inadequados para lucrar com o processo de investimento”.

  • Criptografia é um mecanismo usado para garantir a privacidade de dados. Converte texto simples legível por humanos em texto incompreensível.

  • A mineração de Bitcoin é o processo pelo qual novos bitcoins são colocados em circulação.

  • Liquidez é a facilidade para converter um ativo em outro. Exemplo: se você tem um ativo e consegue vendê-lo rapidamente, esse ativo tem liquidez.

  • Paper wallet é um pedaço de papel onde estão escritas as chaves pública e privada que compõem a sua carteira digital. Também chamada de carteira de papel.

  • Os Cypherpunks são ativistas digitais focados na privacidade e segurança de ativos digitais. Utilizam a criptografia como sua principal ferramenta.

  • Mining rig ou “plataforma de mineração” é um equipamento ou um arranjo de equipamentos feito para minerar criptomoedas.

  • Um contrato inteligente, ou smart contract, é um contrato feito em linguagem de programação executado automaticamente entre duas entidades.

  • ATH é uma abreviação para o termo "All Time High", que é o preço mais alto que um ativo já chegou em seu histórico.

  • Gwei é uma unidade de medida da Ethereum. Representa uma pequena quantidade do ativo e é usada para pagar as taxas de transação da rede.

  • AMM é uma sigla para Automated Market Maker, (em português, Criador de Mercado Automatizado). É um “robô” que faz a cotação entre dois ativos