Nodes

Um node na rede Bitcoin é qualquer computador que está constantemente executando o Bitcoin Core – um software que permite que os computadores baixem e armazenem toda a blockchain do Bitcoin e também verifica e registra as novas transações à medida que elas acontecem.

Como não há entidades centrais envolvidas (o bitcoin é completamente descentralizado), são esses milhares de nodes que contabilizam cada nova transação e filtram as transações que podem estar tentando enganar o sistema ou quebrar as regras.

A diferença dos mineradores

Um minerador, por outro lado, é um computador dedicado que executa um hardware de alta capacidade computacional para adicionar novos conjuntos (blocos de leitura) de transações ao blockchain e gerar novos Bitcoins com cada bloco. Mas para adicionar novas transações, primeiro você precisa saber quais transações são solicitadas, e é por isso que todo minerador precisa primeiro ser um node que possa receber e registrar novas transações.

Pelo contrário, cada nó não precisa ser um minerador. Qualquer pessoa pode executar um nó com hardware simples com o objetivo de proteger a rede Bitcoin e ter um registro em tempo real de todas as transações Bitcoin.

  • Criptografia é um mecanismo usado para garantir a privacidade de dados. Converte texto simples legível por humanos em texto incompreensível.

  • Liquidez é a facilidade para converter um ativo em outro. Exemplo: se você tem um ativo e consegue vendê-lo rapidamente, esse ativo tem liquidez.

  • O soft fork é uma mudança no protocolo de uma criptomoeda que é compatível com versões anteriores. Usualmente são alterações simples.

  • Dump, ou despejo em português, é um termo usado para designar uma queda abrupta no preço de um ativo

  • O Bull Market é uma condição de mercado onde os preços subiram e tendem a continuar subindo. É um momento de grande otimismo no mercado.

  • Um único bitcoin pode ser dividido, assim como o dólar ou o real, e a menor unidade é chamada de satoshi.

  • Um contrato inteligente, ou smart contract, é um contrato feito em linguagem de programação executado automaticamente entre duas entidades.

  • Mining rig ou “plataforma de mineração” é um equipamento ou um arranjo de equipamentos feito para minerar criptomoedas.

  • BTFD vem do inglês "Buy the F*cking Dip". É basicamente uma forma agressiva de recomendação de compra quando o mercado está em queda.

  • Um application-specific integrated circuit (ASIC), que quer dizer circuito integrado específico de aplicação (ASIC), é um hardware, um equipamento, projetado para a mineração de uma criptomoeda.