Hash

Um Hash ou uma função hash é qualquer algoritmo que mapeia dados de tamanho arbitrário para dados de tamanho fixo. Os valores retornados por uma função de hash são chamados de valores de hash, códigos de hash, somas de hash, somas de verificação ou simplesmente hashes. O desenvolvimento recente de redes de pagamento pela Internet e dinheiro digital, como Bitcoin, também usa uma forma de ‘hashing’ para somas de verificação e trouxe atenção adicional ao termo.

O Bitcoin usa o algoritmo de hash SHA-256 para gerar números “aleatórios” verificáveis ​​de uma maneira que requer uma quantidade previsível de esforço da CPU. Gerar um hash SHA-256 com um valor menor que o valor do alvo acabado resolvendo o problema de um bloco e, como recompensa, você ganha algumas moedas.

Como a hash funciona no Bitcoin?

No protocolo do bitcoin, as funções de hash fazem parte do algoritmo de hash de bloco que é usado para gravar novas transações na blockchain por meio do processo de mineração.

Na função de hash na mineração do bitcoin, os inputs para a função são sempre as transações mais recentes, ainda não confirmadas (juntamente com algumas entradas adicionais relacionadas ao timestamp de data/hora e uma referência ao bloco anterior).

Resolver as funções de hash no bloco bitcoin requer uma quantidade extremamente grande de  poder computacional (o poder de processamento combinado de todos os computadores da rede ainda leva aproximadamente 10 minutos para resolver o problema matemático de um bloco ).

É a necessidade dessa grande quantidade de poder de processamento que indica que novos bitcoins ainda serão minerados por um longo período de tempo.

Para ganhar bitcoins através da mineração, você precisa trabalhar muito para resolver o problema matemático de um bloco – e ao ganhar essa recompensa, você está fechando todas as novas transações em um bloco, que é adicionado ao bloco permanente, onde há o registro de todas as transações anteriores: o blockchain.

  • Rekt vem do inglês "wrecked", que significa destruído. Estar "rekt" significa estar tomando diversos prejuízos em determinado período.

  • P2P (peer-to-peer) no contexto de cripto, trata-se de transações entre dois indivíduos sem um intermediário, como uma corretora, por exemplo.

  • Hard fork é uma separação no protocolo de uma blockchain, uma que segue o protocolo anterior e outro que segue a nova versão.

  • Cat bounce (“quique do gato”) é o nome dado a pequenas “subidas” no preço dos ativos mesmo que, no panorama geral, estejam se desvalorizando.

  • Uma Hot Wallet, ou “carteira quente”, é uma carteira conectada a internet. São amplamente usadas, mas oferecem menor segurança que as Cold Wallets.

  • DYOR vem do inglês "do your own research", ou seja, faça sua própria pesquisa. É muito usado por usuários de cripto.

  • FOMO vem do inglês "Fear of Missing Out", que indica uma ansiedade no mercado, onde investidores não querem deixar escapar uma oportunidade.

  • Criptografia é um mecanismo usado para garantir a privacidade de dados. Converte texto simples legível por humanos em texto incompreensível.

  • Baleia é nada mais do que uma forma de denominar uma pessoa que é dona de uma grande quantia de ativos.

  • A sigla UTXO significa Unspent Transaction Output (Transação de Saída Não Gasta) é o saldo o usuário recupera na carteira após uma transação.