Mempool

O mempool no Bitcoin é basicamente uma “sala de espera” para que as transações sejam confirmadas. Após uma transação ser confirmada por um node (nó), ela aguarda dentro da mempool até ser validada por um minerador e inserida em um bloco.

Para um node (nó) ou minerador, o mempool é crucial para a sua lucratividade.
Aqueles que já enviaram bitcoin alguma vez, podem ter tido a experiência de ter a sua própria transação “presa” na rede ou ter demorado um pouco mais que o habitual. A explicação para isso está na relação entre os mineradores e a mempool.

Para entender esse ponto, precisamos entender que a recompensa da mineração de Bitcoin consiste em dois componentes: a recompensa do bloco e os custos de transação.

Os mineradores têm o “privilégio” de decidir por si mesmos e livremente quais transações escolhem no mempool. Eles fazem isso por razões econômicas: eles classificam as transações do mempool de acordo com sua taxa. A taxa nada mais é do que a taxa de transação dividida pelo tamanho da transação, sendo que as transações com a taxa mais alta estão no topo. O objetivo do minerador é maximizar o lucro. Cada transação tem um determinado tamanho, e o tamanho máximo do bloco é de apenas 1 MB, portanto, os mineradores vão executar as transações por ordem de lucratividade da taxa, e, é por conta disso, que algumas transações acabam demorando mais para serem validadas pelos mineradores.

  • Bag holder é um termo usado para definir alguém que manteve um ativo ao longo do tempo apesar da desvalorização constante de seu preço

  • Fee

    Fee significa "taxa" em português, no contexto de cripto, são as taxas de transação das criptomoedas.

  • Uma wallet (em português, carteira) é um software ou hardware que permite armazenar criptomoedas de forma segura.

  • A volatilidade é uma variável econômica que se refere a intensidade das oscilações no preço de um determinado ativo dentro de um período te tempo.

  • Moeda FIAT (ou moeda fiduciária) é a moeda emitida pelos bancos centrais de qualquer país. No Brasil, é o real. Nos USA, é o dólar, por exemplo.

  • A hash rate, também conhecida como hash power, é parte fundamental de qualquer cripto que possui consenso de proof-of-work, como o Bitcoin.

  • O halving do Bitcoin é um evento que ocorre a cada 210.000 blocos adicionados e reduz pela metade a recompensa pela mineração do BTC.

  • Um token é uma criptomoeda criada dentro de uma blockchain já existente. Diversos ativos pode ser tokenizados: ações, arte e muito mais.

  • Slippage é quando você não consegue executar uma compra pelo preço que pretendia e a compra acaba saindo mais cara que o esperado.

  • AMM é uma sigla para Automated Market Maker, (em português, Criador de Mercado Automatizado). É um “robô” que faz a cotação entre dois ativos