Bitcointalk

Bitcointalk.org é um fórum público fundado por Satoshi Nakamoto em 22 de novembro de 2009.

Ele foi construído usando um pacote de software de código aberto chamado Simple Machine Forum, ou SMF. O design e a funcionalidade do site praticamente não mudaram desde seu lançamento.

Devido a sua fama e alcance, ele tem muitas contribuições para a cultura relacionada a criptomoedas, como o meme “HODL”. Em 2013, o usuário GameKyuubi, após uma garrafa de whisky, desabafou sobre as mazelas de sua vida: sua namorada havia saído sem ele, o Bitcoin estava em queda, mas ele iria continuar “hodlando” apesar de tudo (uma escrita errada da palavra “hold”, que significa manter um ativo pensando no longo prazo).

As brincadeiras de primeiros de abril também ficaram famosas. Em 2019, por exemplo, os usuários viram um aviso de que o fórum, criado tendo como pedra angular o respeito a privacidade e propriedade privada, deixaria de ser anônimo porque “quem não deve, não teme”.

Ele também serve como registro histórico, tendo postagens memoráveis, como trocas de mensagens entre Satoshi Nakamoto, Hal Finney e outros nomes do setor. Foi ele, inclusive, em que a primeira transação paga em criptomoedas (uma pizza por 10.000 bitcoins) foi negociada.

Como é composto o público do site e quem são os autores?

Qualquer um pode acessar o site. Obviamente, seu público é composto majoritariamente por pessoas interessadas em ativos digitais, economia e investimentos.

O fluxo é impressionante: 9 milhões de visitas totais, com uma média de 4 páginas vistas em cada visita.

No meio desses milhões, estão desde curiosos até especialistas da área da computação e grandes investidores (apelidados de “baleias”).

Alguns dos usuários são pessoas conhecidas, como Vitalik Buterin (criador da Ethereum), Charlie Lee (criador da Litecoin), Daniel Larimer (criador da Bitshares, Steem e EOS), Hal Finey (Hal era um cypherpunk e recebeu a primeira transação de BTC, enviada por Satoshi Nakamoto).

O fórum conta com funcionários e moderadores, que supervisionam o tipo de conteúdo que é postado e oferecem suporte técnico aos usuários.

ICOs e Bitcointalk

O primeiro anúncio do lançamento da Ethereum foi feito justamente no Bitcointalk. A grande quantidade de investidores interessados em ativos digitais que acessam o site faz dele o lugar perfeito para isso.

Ele possui muitas seções diferentes, com sub-fóruns e tópicos que cobrem todas as principais áreas do mundo das criptomoedas, incluindo uma feita especificamente para as ofertas iniciais de moedas (prática também chamada de Initial Coin Offering, ou ICO).

  • Uma Hot Wallet, ou “carteira quente”, é uma carteira conectada a internet. São amplamente usadas, mas oferecem menor segurança que as Cold Wallets.

  • Market cap é a quantidade de dinheiro que custaria para comprar todas as unidades existentes de um determinado ativo.

  • Bull trap se refere a um cenário em que vários investidores preveem uma tendência de alta para um ou mais ativos, mas ocorre o oposto.

  • A hash rate, também conhecida como hash power, é parte fundamental de qualquer cripto que possui consenso de proof-of-work, como o Bitcoin.

  • Moeda FIAT (ou moeda fiduciária) é a moeda emitida pelos bancos centrais de qualquer país. No Brasil, é o real. Nos USA, é o dólar, por exemplo.

  • Cat bounce (“quique do gato”) é o nome dado a pequenas “subidas” no preço dos ativos mesmo que, no panorama geral, estejam se desvalorizando.

  • BTFD vem do inglês "Buy the F*cking Dip". É basicamente uma forma agressiva de recomendação de compra quando o mercado está em queda.

  • Em criptomoedas, fork é uma atualização no protocolo de um moeda. No inglês, o significado é "bifurcação" e é exatamente isso que acontece.

  • ATH é uma abreviação para o termo "All Time High", que é o preço mais alto que um ativo já chegou em seu histórico.

  • Hard fork é uma separação no protocolo de uma blockchain, uma que segue o protocolo anterior e outro que segue a nova versão.