TVL

O Total Value Locked (TVL), ou em bom português Valor Total Bloqueado, é a quantidade de fundos que usuários depositaram em uma plataforma descentralizada que oferece serviços típicos do mercado financeiro. Estes fundos podem ter diversas finalidades, tais como servir como garantia para um empréstimo ou fazer parte de um pool de liquidez.

O TVL não leva em conta as saídas em forma de empréstimo ou os juros pagos. Ele simplesmente reflete o valor atual dos depósitos.

Exemplos

– Lucas depositou 4 bitcoins em um pool de liquidez e recebe juros da plataforma como recompensa por tornar as transações mais ágeis – o TVL leva em conta apenas os 4 bitcoins depositados por Lucas.

– O usuário A quer pegar 1 bitcoin emprestado porque acredita que ele vai se valorizar muito no futuro e pode valer a pena pagar os juros pelo empréstimo. O usuário B, por outro lado, pensa de forma oposta e depositou 1 bitcoin na plataforma e o deixou disponível para ser emprestado mediante pagamento de juros. A pega 1 bitcoin emprestado de B através da plataforma e paga os juros devidos a ele. Nesse caso, o valor contabilizado no TVL é de 1 bitcoin.

Protocolos de financeiro descentralizado (DeFi)

Vamos entender melhor o que são as plataformas descentralizadas mencionadas acima.

Elas tem outro nome: Decentralized Finances (DeFi), ou Protocolo Financeiro Descentralizado.

Trata-se de um conjunto de serviços, como empréstimos, transferências e sistemas de pagamentos, que rodam em uma blockchain. Via de regra, essas soluções não são controladas por intermediários, como bancos ou outras instituições financeiras.

As operações são programadas e executadas por algoritmos e smart contracts (contratos inteligentes), que são programas de computador autoexecutáveis.

No caso do exemplo em que A pega 1 bitcoin emprestado de B, os detalhes da transação, como juros e datas, estariam escritos em um smart contract que realizaria todos os trâmites necessários de forma automática.

É importante ressaltar que como o contrato pode ser visto por todas as partes envolvidas e não depende da vontade humana para ser efetivado, tudo tende a ocorrer de forma transparente e segura.

A principal bandeira dessa tecnologia, portanto, é criar um sistema financeiro menos burocrático, mais confiável, independente e acessível.

Alguns dos DeFis mais famosos do mercado

Aave (AAVE)

Possui código aberto, roda na rede Ethereum e atualmente conta com mais de 4 bilhões de dólares em TVL. Oferece diversos serviços financeiros relacionados a empréstimos.

Uniswap

Além de oferecer serviços “bancários”, funciona como exchange. Também roda na rede Ethereum e possui um TVL de 4.79 bilhões de dólares.

Balancer

Balancer é uma exchange e também permite aos usuários fazer depósito em pool de liquidez e receber juros em troca. Seu TVL é de 1,24 bilhões de dólares.

 

  • Uma Cold Wallet é um carteira que serve para guardar criptomoedas de maneira offline, ou seja, sem estar conectado a internet. É mais segura que as demais carteiras.

  • Uma wallet (em português, carteira) é um software ou hardware que permite armazenar criptomoedas de forma segura.

  • Bullish vem do termo "bull market", que é usado no mundo financeiro quando o mercado está otimista em relação ao preço dos ativos.

  • ATH é uma abreviação para o termo "All Time High", que é o preço mais alto que um ativo já chegou em seu histórico.

  • Mixer é um serviço que embaralha as criptomoedas de um usuário com a de outros, dificultando seu rastreamento. Usado para aumentar privacidade.

  • O halving do Bitcoin é um evento que ocorre a cada 210.000 blocos adicionados e reduz pela metade a recompensa pela mineração do BTC.

  • Um hash é conhecido como uma função que transforma dados de tamanho arbitrários para dados de tamanho fixo e menores.

  • A volatilidade é uma variável econômica que se refere a intensidade das oscilações no preço de um determinado ativo dentro de um período te tempo.

  • Uma altcoin é toda e qualquer moeda que não seja o Bitcoin. "Alt" vem de alternative (que inglês significa alternativo).

  • Cat bounce (“quique do gato”) é o nome dado a pequenas “subidas” no preço dos ativos mesmo que, no panorama geral, estejam se desvalorizando.