Investir em criptomoedas já está sendo realidade há alguns anos, ainda mais nesses dois últimos em que os ativos digitais se popularizam entre as pessoas.
Dentre as inúmeras opções que existem nesse mercado, encontra-se a Uniswap, o mais conhecido projeto de exchange descentralizada (DEX) que roda na rede da Ethereum.
Fundamental para as finanças descentralizadas (DeFi), a Uniswap conta com uma capitalização de mercado de R$ 36.272.413.893, a 24ª criptomoeda com maior valor de mercado.
Além de possibilitar transações sem a necessidade de intermediários, o projeto também tem integração com 200 projetos, mais ou menos, movimentando em torno de US$ 250 bilhões.
No texto a seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre o protocolo e ficar por dentro de todas as suas informações pertinentes.
O que é Uniswap (UNI)?
Protocolo de código aberto que fornece liquidez e negocia tokens ERC-20 dentro da Ethereum, a Uniswap é uma plataforma que elimina a presença de intermediários nas transações financeiras.
Conhecido por facilitar o campo das DeFi, o projeto funciona como uma formadora automática de mercado (AMM), isto é, ao invés de se basear em ordens de compra e venda das criptomoedas, depende de algoritmos para precificar os ativos.
Dessa forma, a empresa consegue solucionar diferentes problemas enfrentados por outros projetos, como taxas altas e problemas de liquidez, e ainda beneficia uma das partes mais interessadas em todo o processo: o cliente.
Seu token de governança é o UNI e seus detentores ajudam nas decisões da exchange, votando em novos projetos e formas de melhorar o ecossistema da Uniswap.
Como funciona a Uniswap?
Por funcionar como uma AMM, a Uniswap possui pools de liquidez. Mas para compreender o que é isso, primeiro é preciso entender como as exchanges tradicionais funcionam.
Quando uma pessoa possui Bitcoin, por exemplo, e quer comprar ou vender, normalmente o valor calculado está de acordo com a quantidade a ser vendida e a quantidade de ordens de compra ou venda disponíveis na exchange. Contudo, a liquidez pode ser muito afetada se esse tipo de compra ou venda ocorrer com moedas menos buscadas, como a Nano, pois a ordem de compra ou venda pode ser maior que as ordens disponíveis no mercado. E é aí que os pools de liquidez entram!
Com um formador automático de mercados, que se utiliza de algoritmos matemáticos para funcionar, a Uniswap consegue garantir liquidez de todos os tokens negociados.
Basicamente, são depositadas duas criptos nos pools de liquidez, as quais devem respeitar uma equação. Quando um desses ativos aumenta ou diminui de preço, a diferença do valor da outra se dará por meio de sua compra ou venda.
Dentro do ecossistema da Uniswap, os usuários do projeto podem ser os fornecedores desses pools e, por bloquearem suas próprias criptos, acabam sendo remunerados com uma parcela da taxa que foi cobrada a cada transação e distribuída entre os provedores de liquidez.
Como foi criada a Uniswap (UNI)?
A Uniswap surgiu de uma ideia de um dos cofundadores da Ethereum, Vitalik Buterin, em 2016. No entanto, quem realmente a executou e colocou em prática foi o programador Hayden Adams, em 2018.
Desenvolvido como uma maneira de introduzir as AMMs no Ethereum para um grande público, o surgimento da Uniswap foi informado ao universo criptográfico pelo próprio Buterin, que, inclusive, deu nome ao protocolo – o qual era conhecido, inicialmente, como Unipeg.
O que faz da Uniswap (UNI) única?
A principal diferença da Uniswap para os demais protocolos é a fórmula-base para o seu algoritmo: X x Y = K, onde X representa a quantidade de um token em um pool de liquidez, Y é a quantidade de outro ativo e K é uma constante fixa.
Por conta dessa lógica, algumas vantagens podem ser destacadas:
Baixas taxas
Por ser descentralizada, a Uniswap não tem como objetivo principal o lucro sobre as taxas de transação. Na verdade, toda a estratégia do projeto foi pensada para ter uma renda passiva, conhecida como liquidity mining.
Hoje, os usuários que fornecem liquidez aos pools recebem 0,3% das taxas de todas as transações, incentivando cada vez mais esses depósitos.
Yield farming
O yield farming é um tipo de empréstimo de tokens e funciona da seguinte forma: enquanto o ativo original fica bloqueado, o que foi adquirido no empréstimo é negociado para que seja possível a compra de mais unidades do ativo original – mas isso mediante ao pagamento de uma taxa para o credor, ou seja, quem emprestou.
Qualquer lugar do mundo
Uma outra vantagem da Uniswap é o fato de que as trocas podem ser feitas a partir de qualquer parte do mundo. Basta se conectar a uma carteira que as transações já podem ser realizadas, sem a necessidade de qualquer informação pessoal.
Quantas Uniswap (UNI) existem hoje?
Na gênese do projeto, 1 bilhão de UNIs foram criadas com a intenção de se tornarem acessíveis ao público dentro de 4 anos. Após esse período, uma taxa de inflação de 2% ao ano será aplicada sobre o token.
Os tokens criados foram alocados do seguinte jeito:
– 60% para membros da comunidade Uniswap;
– 21,266% para membros da equipe e futuros funcionários com direito adquirido de 4 anos;
– 18,044% para investidores com direito adquirido de 4 anos;
– 0,69% para consultores com direito adquirido de 4 anos.
Hoje, o fornecimento circulante de UNIs é de 627.324.918,06.
A Uniswap (UNI) é segura?
Em primeiro lugar, a Uniswap é um projeto público de propriedade e governança dos detentores de UNI, token que possui papel de governança dentro do projeto.
Todos os usuários que possuam esse ativo têm direito de votar em todas as propostas de melhorias para o protocolo. Ademais, dependendo da quantidade de tokens que um usuário tenha, ele também ganha o direito de propor alterações que, posteriormente, são encaminhadas para votação da comunidade.
Isso mostra que a descentralização da Uniswap está, inclusive, em sua forma de governança, pois todas as decisões sobre o seu futuro são feitas em conjunto.
Vale a pena investir em Uniswap (UNI)?
Assim como em qualquer outra alternativa de investimento, é preciso analisar bem o mercado de criptomoedas e a posição que a Uniswap está dentro dele.
Outro ponto fundamental antes de investir na UNI é olhar como está o histórico do ativo, a fim de compreender quais são as possibilidades de ganhos e também os riscos de perdas.
Afinal, é do seu dinheiro que está sendo falado – e todo cuidado com ele ainda pode ser pouco.
Onde comprar Uniswap (UNI)?
O token UNI está disponível para compra nas principais exchanges, incluindo a Monnos.
Através da nossa plataforma, você tem acesso ao maior portfólio de criptomoedas do Brasil e taxas acessíveis, fora a simplicidade que é negociar com a gente.
Para comprar suas UNI hoje mesmo, basta fazer o seguinte:
– Baixe o app da Monnos, disponível na App Store ou no Google Play;
– Cadastre-se em menos de 5 minutos;
– Faça seu primeiro depósito, seja em cripto ou em real;
– Comece a negociar mais de 70 criptomoedas!
Fácil, né?
Como guardar Uniswap (UNI)?
Depois de comprar suas UNI, é aconselhável guardá-las em uma carteira que as suporte. Como o token nativo da Uniswap tem o padrão ERC-20, ele é compatível com várias carteiras, como:
– Trezor;
– Trust Wallet;
– Ledger;
– Metamask;
– Safepal.
Quanto vale um Uniswap (UNI)?
Você pode conferir o preço da Uniswap em tempo real clicando aqui.
Conclusão
Conhecer sobre as diferentes criptomoedas que existem no mundo é imprescindível para quem quer começar a investir nesse mercado.
É por isso que a Monnos tem a intenção de ser um portal de informações confiáveis e seguras sobre o assunto, além de ser uma plataforma de compra e venda de ativos digitais com taxas transparentes.
Para conhecer mais artigos como esse, acesse o nosso blog: monnos.com/br/blog